Como Decorar Uma Festa

Decore Sua Própria Festa de Aniversário
Dicasfesta - Decorando Festa Infantil
Nem sempre é possível contratar uma empresa para fazer a decoração de uma festa, pois às vezes no local onde se mora não existe nenhuma que atue neste ramo, ou então porque a verba esta um pouco curta naquele momento, ou mesmo pelo simples desejo pessoal de fazê-la por conta própria.
Sabendo disso, resolvi criar esta página para tentar ajuda-lo(a) nesta tarefa, pois trabalhando nesta área já algum tempo, sei que numa decoração existem muitos detalhes sobre os quais é necessário aprender para não perder muito tempo ou gastar dinheiro desnecessariamente, mas antes de iniciar faço a seguinte observação.
(Leve em consideração o fato de que às vezes dependendo do que se pretende fazer pode ficar mais barato contratar uma decoradora para executar o serviço, pois veja esta decoração que esta na foto no início da página e imagine o custo para produzi-la e se mesmo assim resolver fazê-la pense no seguinte: será que no próximo aniversário você irá querer usa-la novamente? Provavelmente não, até porque as coisas hoje em dia caminham muito rapidamente e talvez quando for utiliza-la de novo pode ser que o tema já esteja ultrapassado, portanto às vezes é mais compensador contratar uma empresa para decorar que nem sai tão caro assim "se comparado com o que se pode acabar gastando fazendo por conta própria" e que tem a sua disposição diversos temas, onde você poderá escolher o qual mais lhe agradar, pense também no tempo que será necessário para decorar o ambiente, pois neste dia as coisas são mais corridas e nem sempre se tem este tempo).
Quero que saiba sobre estas coisas, não com o intuito de desanima-lo(a) e sim o de deixar claro em que terreno ira pisar, no entanto a decisão é sua e nós estamos aqui somente para ajuda-lo(a), então continuemos com a temática.
O Local
A primeira coisa a ser observada é com relação ao local que se pretende decorar, pois é a partir daí que se deve começar a pensar que tipo de decoração fazer, em que ponto montar e principalmente a quantidade de enfeites que serão necessários para preencher o ambiente ou pelo menos deixa-lo com cara de festa.
Pense também no tema que deseja, pois é baseado nele que se vai escolher as cores e os objetos que serão necessários.
Comece pela mesa, pois ela é o foco principal da decoração e é a que deve receber maior atenção.
A Mesa
Para enfeitar a mesa você tem várias opções: poderá comprar as peças prontas, alugar de alguma empresa ou construí-las, ou simplesmente decorar esta mesa utilizando coisas que já tenha em casa, tais como: Toalhas, vasos com flores alem de outras opções que podem ser criadas com papel de bala de coco, papel crepom, etc. Uma forma interessante é utilizar os próprios docinhos dispostos em bandejas e formando algum tipo de desenho, enfim vai da sua criatividade, estas dicas são apenas algumas ideias dentre uma infinidade de outras possíveis.
O Painel
O painel que vai atrás da mesa também pode ser improvisado da seguinte forma: recorte letras de papel ou papelão e pinte-as com guache ou tinta acrílica e aplique uma camada de cola branca (cola de papel) e glitter por cima para dar brilho, com os seguintes dizeres: Parabéns e o nome da pessoa, estas letras poder ser coladas diretamente sobre a parede ou sobre um painel feito de papel ou pano, pode também colar neste local, fotos da pessoa em diversos momentos de sua vida, e para dar um charme neste painel, contorne-o com um arco feito com balões.
A Caixa de Presentes
A caixa de presentes é um item importante, pois além de incrementar a decoração, facilita para o aniversariante guardar os presentes no momento que os recebe principalmente para aqueles que não desejam abri-los.
Esta caixa pode ser de papelão pintado ou envolto por papel crepom com algum detalhe nas bordas e pode ser colocada ao lado da entrada próximo a uma parede que também pode receber algum tipo de decoração feita com balões ou outra coisa qualquer.
Os Balões
Esta talvez não seja a parte mais trabalhosa da festa, mas com certeza é a mais demorada dependendo da quantidade de balões a serem cheios pode-se levar horas, portanto comece bem cedo, porém a recomendação é que o faça no mesmo dia, pois os balões cheios com muita antecedência tendem a ficar murchos e sem brilho com o passar das horas.
Ao comprar balões, escolha os de boa qualidade e de marcas conhecidas e evite compra-los em lojas ou mercados que os estocam inadequadamente, também não os compre se estiverem com o prazo de validade vencido. Veja algumas dicas sobre balões.
Os balões são importantes para complementar à decoração, pois são eles que irão preencher o restante do ambiente e a eles podem ser dadas diversas formas dependendo da criatividade de quem está decorando.

 Frequentemente estou publicando novos artigos, se desejar receber informações sobre estas publicações, cadastre seu e-mail, ou se inscreva em meu canal de vídeos.
Gostou?
Então me ajude a divulgar nas redes sociais das quais você participa.

12 comentários:

  1. Adorei suas ideias.Estou fazendo uma festinha com o tema "Fundo do mar"e para o painel comprei plástico,dessas que compramos em rolo paa usarmos como toalha e ficou lindo!Incrementei com adesivos de peixes 3D e creio que vc aprovaria.Estou em dúvida quanto aos enfeites da mesa.Estou à procura de um plástico transparente com peixinhos,mas,se não encontrar,compro liso mesmo e colo adesivo.Com a toalha transparente posso usar luz de led embaixo da mesa.O que acha?Mas quanto à mesa...Não tenho certeza.Vc poderia sugerir algo?Obrigada e agradeço suas ideias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK Zizi, pelo que estou entendendo você quer decorar apenas esta festa e para isso está a procura de materiais alternativos.
      Na minha opinião se for isto realmente, então o caminho está certo, pois não vale a pena investir muito dinheiro em uma decoração que será utilizada apenas uma vez, sairia mais barato contratar uma decoradora.
      Suas idéias são legais porque são criativas e para não aumentar muito o custo pense em utilizar também como parte da decoração da mesa os materiais que já fazem parte da festa como o bolo, os doces e as balas, apenas de forma a eles como peixes conchas e plantas marinhas, você pode agrupa-los nessas formas e completar os espaços da mesa com papel de balas na cor azul claro ou verde água representando a água, usar as luzes de led também é legal, o importante é sempre manter a harmonia dos enfeites e principalmente a das cores.
      Espero ter ajudado. Boa festa.

      Excluir
    2. Muito obrigada pela resposta!Só agora eu vi kkkkkk e agora eu já estou preparando outra da Galinha Pintadinha e estou usando e tapetes de borracha azuis nos painéis de parede e jogos americanos (presos com grampeador), 2 em cada.Completei com as carinhas dos principais personagens) o visual ficou bem fotográfico.Também faço as minhas corridinhas às lojas de 1,99 e compro esses tapetinhos baratinhos e de cor única e dali faço flores,personagens etc,são maleáveis,baratinhos e ficam lindos!!!Bjus e fique com o bom Deus!!!

      Excluir
  2. queria saber sobre como confeccionar a toalhas, o material delas, se tem costura ou não, enfim agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, As toalhas podem ser feitas de vários materiais, tnt (tecido não tecido) coberta com tule, pode também ser de tecidos pintados, mas a que melhor fica é aquela feita em cetim, pois tem brilho e caimento natural.
      Eu não sou expert em toalhas, pois não sou eu quem as faço, mas já vi minha esposa fazendo algumas. Para as toalhas que fecham a lateral da mesa, o tecido tem que ter entre o dobro e o triplo da circunferência da mesa que irá revestir, Faça uma barra na parte de baixo do tecido e na parte de cima outra barra bem larga, cerca de doze a quinze cm, passe duas costuras uma prendendo o final do tecido e outra uns três a cinco cm acima desta, passe um elástico grosso entre estas costuras para que a toalha fique franzida e forme um babado que irá ficar acima da mesa. A altura deve ser a mesma da mesa acrecida do babado. A toalha que vai em cima da mesa também pode ser de cetim só que esta fica lisa e não precisa de acabamento pois as pontas ficarão escondidas. Explicar assim é um pouco difícil mas espero ter ajudado, felicidades.

      Excluir
  3. Estou querendo começar a montar meu proprio negocio de decoração, mas nao sei o quanto devo cobrar, nos meus primeiros trabalhos, gostaria de sua ajuda, mande sejestoes para meu e-mail por favor. saulosamuel_102@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O valor a ser cobrado depende da distância que terá que percorrer até o local da montagem e dos itens escolhidos para a mesma assim como também a quantidade de balões a serem enchidos, portanto esta mão de obra pode variar entre R$ 100,00 e 200,00, para uma decoração normal com aproximadamente 300 balões, isto se o serviço ocorrer na mesma cidade. Este é um valor normal, mas seja coerente e não exagere, pois para quem está começando o objetivo principal deve ser o de conquistar clientes. Obs.: Cobre os balões a parte.

      Excluir
  4. Olá! vcs estão de parabéns!Estava procurando como fazer um medidor de balões e acabei achando vcs.Adorei!!!passei um tempão lendo tudo q tinha aqui! (sou bastante curiosa) :)
    Como eu já faço doces e salgados,sempre tive vontade de me aventurar na decoraçao tbm(as daqui de casa eu já faço),mas tinha um pouco de receio.Porém depois q comecei a ler suas dicas,e o jeito simples como vc as passa,criei coragem.
    Espero que não se importe se devez enqdo aparecer por aqui para tirar alguma duvida com vc!
    Um grande abraço,e q Deus os abençoe sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá L.A.S Festas,
      como você já Trabalha com doces e salgados, será mais fácil, pois os clientes são os mesmos, assim quando vender um produto ou serviço, poderá vender também o outro, e melhor ainda por oferecer mais serviços sua clientela irá aumentar, felicidade e bons negócios.

      Excluir
  5. Olá, Ivair! Amei o site! Era tudo o que eu precisava! Minha filha fará 1 aninho em agosto e faremos a festa em um local aberto, que gostamos bastante, aqui em nossa cidade. O local tem vários quiosques e usaremos um deles (http://www.cidadaopg.sp.gov.br/imprensa/fotos/wp-content/uploads/2011/09/Revitalizacao-do-portinho-Foto-Jairo-Marques.jpg). Mas estou com dificuldades para pensar no painel, uma vez que não há espaço para colocar mesa, só mesmo a do próprio local. Preciso de uma opinião... kkkk! Você acha que ficaria muito feio aproveitar essa mesa e coluna para montar a mesa do bolo e o painel? Desde já agradeço a atenção! Vou divulgar o site de vcs em meu face!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Reninha, Não ha nenhum problema em decorar esse quiosque, mas procure não exagerar para não ocupar muito espaço, utilize também os beirais para decorar com balões, a mesa é suficiente para se montar uma boa decoração (toalha e personagens), na coluna você pode colocar dizeres como parabéns e o nome do aniversariante, mas não se esqueça de um detalhe, por se tratar de local aberto, tudo deve estar bem fixo inclusive as peças que ficarão sobre a mesa, utilize fitas crepe em tudo, porque pode ocorrer de ventar e estragar sua decoração.

      Excluir
    2. Ok, Ivair! Projeto em execução, desenhando e pensando bem nos componentes que vou utilizar com as dicas importantes que você me forneceu. Assim, que fizermos te mando fotos! Deus te abençoe!

      Excluir

Seguidores