Aplicando Imagem Sobre Isopor

Como Aplicar Imagem Sobre Isopor
Dicasfesta - Decorando Festa Infantil
Aplicar imagem sobre isopor não é uma tarefa difícil, pois até com uma caneta esferográfica pode se fazer isso, no entanto o que vou passar aqui são técnicas desenvolvidas especificamente para quem trabalha ou quer trabalhar com produção de peças de isopor utilizadas em decorações de festa infantil.
Diversas são as formas utilizadas para construir as peças, no entanto vamos separa-las em dois grupos, e destes dois destacaremos apenas um deles que é o que nos interessa no momento.
Peças industrializadas:
No primeiro grupo estão as peças industrializadas destinadas a comercialização nas lojas do ramo.
Estas peças são padronizadas, produzidas e vendidas de acordo com a demanda do mercado, com temas variados são encontradas em forma de kit.
   Como sua produção é em grande escala e seu processo construtivo requer pouco trabalho, obviamente o preço tende a ser menor do que uma peça produzida artesanalmente, no entanto sua aparência é pobre em detalhes e seus traços homogêneos demais, demonstrando claramente ser um produto industrializado, algumas peças são feitas colando uma folha de papel impressa em gráfica sobre a peça pré-cortada de isopor, outras um pouco melhores são impressas diretamente no isopor pelo processo de silk screen. 
Peças artesanais:
Este grupo é o qual nos interessa.
Para se destacar da concorrência, todo profissional deve fazer diferente dos demais, por isso adquirir uma peça pronta em uma loja de decoração não fará o seu trabalho diferente, melhor e nem mais bonito que o da concorrência.
Para se destacar o ideal é personalizar tudo o que se faz, mesmo quando se usa um tema onde não da muito para fugir do trivial para não descaracterizar o próprio tema, sempre é possível fazer do seu jeito e isto é o que fará a diferença.
Construir as próprias peças é o mínimo que um(a) bom(a) decorador(a) deve fazer, por isso vou passar algumas técnicas que facilitarão muito o processo de aplicação de qualquer tipo de imagem sobre o isopor.
Transferência por carbono
Dentre os métodos a serem destacados o mais simples e barato, mas muito trabalhoso é o que utiliza papel carbono e só deve ser utilizado se não houver outro recurso, pois além de sujar o isopor em pontos que muitas vezes serão pintados com cores claras fazendo com que seja necessário uma pré-pintura, este método sempre provoca distorções nas imagens, seja por um movimento do carbono ou mesmo por traços fora do lugar, alem do que a imagem a ser transferida deve ter o tamanho original da peça, coisa que nem sempre é possível encontrar, obrigando assim o(a) profissional a lançar mão de alguma técnica para adequá-la (ampliar ou reduzir) ao tamanho necessário.
Utilizando Projetor ou Retro projetor
Num processo bem mais refinado e com um custo um pouco mais elevado vem esta técnica que emprega um destes dois equipamentos, no entanto se for se especializar em produzir peças de isopor em forma de painel, este é um requisito mínimo para fazê-lo com qualidade e poupando esforços.
O método consiste no seguinte: Encontrada a imagem que se deseja aplicar, esta é colocada em uma transparência ou em um slide através do processo de fotocopia, e depois através de um dos equipamentos mencionados é projetada sobre uma placa de isopor.
Com uma caneta de retro projetor acompanham-se os contornos do desenho projetado com a maior precisão possível tomando o cuidado de prender bem a placa de isopor para evitar que se desloque durante a aplicação, a grande vantagem deste método é a possibilidade de gerar imagens no tamanho exato que se deseja, independente do tamanho da imagem original, simplesmente movimentando o projetor para frente ou para traz.
Abaixo veja duas imagens já colocadas na transparência, a da direita foi desenhada manualmente com uma caneta ponta fina própria para retro projetor e está em tamanho natural.
Dicasfesta - Decorando Festa Infantil
Dicasfesta - Decorando Festa Infantil



Utilizando Data show  
  Atualmente com a advinda deste equipamento, todo o processo ficou ainda mais rápido e com uma qualidade impressionante, pois a imagem além de ser projetada no tamanho desejado, ganhou muita qualidade e rapidez devido ao fato de poder ser obtida através da internet e manipulada em editores de imagens, a única desvantagem deste método se deve ao custo um pouco elevado dos equipamentos, mas que tem diminuído consideravelmente com o passar dos anos.
Bom, imagem aplicada agora é só pintar.
Leia também:
*Peças de Isopor* *Trabalhando Com Isopor*

  Frequentemente estou publicando novos artigos, se desejar receber informações sobre estas publicações, cadastre seu e-mail, ou se inscreva em meu canal de vídeos.
Gostou?
Então me ajude a divulgar nas redes sociais das quais você participa. 

3 comentários: